segunda-feira, 12 de outubro de 2009

SISTEMA CIRCULATÓRIO


O que significam as marcas vermelhas e azuis apresentadas na animação? Em que locais elas modificam de cor e por que isso ocorre?

Mostra o caminho que o sangue percorre
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/at1.htm

Processo de entupimento de um vaso sanguíneo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11103/sistema_circulatorio.swf
Os alunos deverão observar e registrar:
Quais os locais apresentados pela animação onde o entupimento de um vaso sanguíneo é particularmente perigoso? Por quê?

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA REGRA PARA VOCÊ
Este é um recurso do tipo Animação/Simulação em que, por meio de uma historinha, introduz de forma divertida as noções de regras e de leis, utilizando o exemplo do jogo de futebol.


RESPODER ORALMENTE
1) O que vocês acharam da historinha.
2) Concordaram ou não com o término, ou seja, com a resolução por meio das regras dadas nesta historinha.
O QUE VOCÊS PENSAM QUANDO VEEM ESSA IMAGEM
- Vocês sabem que a vida em sociedade é regida por regras (leis)?
- Imaginem se não houvessem as leis do trânsito?
- Muitos acidentes ocorreriam?
- Muitas pessoas sofreriam acidentes; seriam atropeladas e muitas até poderiam morrer!
- Imaginem se vivêssemos sem regras.

MAS O QUE É MESMO REGRA
É importante que vocês entendam que é fundamental que existam leis, regras e que é preciso conhecê-las para respeitá-las para que possamos viver melhor, pois se elas não existissem a vida em sociedade seria um caos!
ATIVIDADE: JOGO DA CIDADANIA


SUGESTÃO:
Aula do Portal do Professor que aborda a temática da importância de se conhecer e respeitar as leis do trânsito. O link da aula é:

SISTEMA RESPIRATÓRIO

- Conhecimento prévios sobre o assunto





Respiração Pulmonar

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11107/respiracao_pulmonar.swf

Trocas gasosas nos alveolos

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm

Doenças do sistema respiratório

http://www.webciencia.com/11_30disturbios.htm

Atividades

1. Os alunos deverão montar uma história em quadrinho que verse sobre o combate ao tabagismo.

2. Pesquisar doenças relacionadas ao sistema respiratório.

3. Desenhar o sistema respiratório.

4. Elencar medidas para a saúde do sistema respiratório.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

VÍRUS

Introdução aos vírus
Para saber as principais caracteristicas dos vírus entre no Link abaixo:

http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/biologia/vocesabia/index.htm

Estrutura dos vírus



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9914/virus.swf



Ciclo lítico do vírus







http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10081/ciclo_litico.swf




Para saber sobre doenças causadas por vírus entre no Link abaixo:
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/virus/principais-doencas-causadas-por-virus.php


Atividade em Sala de Aula

A idéia aqui é trabalhar os conceitos aprendidos e a criatividade dos alunos. Dareia vocês o início de uma história e vocês deverão terminá-la, usando para isto pelo menos 50% dos conceitos aprendidos na aula.

O exemplo que dou em seguida é de uma história do ponto de vista dos três envolvidos em uma virose – o vírus, a célula infectada e a célula linfócito, produtora do anticorpo.




Um dia daqueles
O vírus: Vinha eu perambulando sozinho pelos vasos sanguíneos de um indivíduo qualquer, sabendo que meu tempo era curto, quando eu a vi... Sozinha e redonda, linda e inocente. Uma célula comum. Cheguei até ela com o meu melhor discurso, quem sabe eu tinha encontrado o que tanto precisava?
A célula: Eu estava na circulação sanguínea, cumprindo minhas atividades diárias quando eu o vi. Tão diferente de tudo que já havia visto antes... Ele se aproximou e parecia ser muito interessante. Sua proposta era tentadora... Prometeu que eu sentiria coisas nunca imaginadas com ele. Eu pensei muito, já haviam me falado para não conversar com estranhos, mas a curiosidade era muito grande....
O linfócito: Meu trabalho é proteger o organismo. Sou a tropa de elite do corpo, se eu vejo um ser estranho, acabo com ele. Infelizmente, acabo com a célula que está com ele também. Baixas necessárias para a saúde do corpo. A central havia dado o aviso de um espertinho perambulando pelo corpo. Ainda não sabia se era uma bactéria ou um vírus. Tinha que estar alerta no meu setor....”


A partir deste ponto vocês complementam com as ações do vírus, da célula infectada e do linfócito. Lembrando que eles devem completar todo o ciclo lítico na história.
Aula retirada do Portal do professor
Autora: Andrea da Silva Castagini

sábado, 23 de maio de 2009

REINO VEGETAL (5º SÉRIE)

Inclui seres pluricelulares fotossintetizantes, eucarióticas com tecidos organizados. A nutrição é autotrófica fotossintetizante. A reprodução típica ocorre por ciclos alternatesd haplóides e diplóides. Esse reino inclui os vegetais normalmente encontrados no ambiente terrestre: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Para mais informações entre nos links da 5º série ao lado.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

REINO ANIMAL (6º SÉRIE)

O ramo da Biologia que estuda o reino animal é a Zoologia. Todos os animais são eucariontes, pluricelulares e heterotróficos. Diferentemente das plantas, grande parte destes organismos tem capacidade de locomoção, permitindo de forma eficiente sua distribuição nos mais diversos ambientes. Outra informação relevante é que apenas neste reino são encontrados tecidos nervosos e musculares. Muitos representantes possuem simetria bilateral, tal como seres humanos, peixes e planárias; permitindo um melhor equilíbrio corporal. Outros possuem simetria radial, presente de forma predominante em animais aquáticos que vivem fixos ao substrato; permitindo o contato com o ambiente nas mais variadas direções, e consequentemente a captura de alimentos de uma forma mais eficaz. Animais podem apresentar nenhum, dois ou três folhetos embrionários. Poríferos não os possuem; cnidários são diblásticos, por terem apenas a ectoderme e endoderme. Já em platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados; está presente, além destes dois folhetos, a mesoderme: responsável pela formação de tecidos e órgãos. Assim, tais representantes são classificados como triblásticos.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

CORPO HUMANO (7º SÉRIE)

O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.

Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.

Veja nos links ao lado, os principais órgãos e sistemas do corpo humano.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

QUÍMICA E FÍSICA (8º SÉRIE)

QUÍMICA

Química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.



ESTRUTURA ATÔMICA



Carga elétrica
Natureza Valor relativo Massa relativa
Próton Positiva +1 1
Nêutron Não existe 0 1
Elétron Negativa -1 1/1836
Camadas eletrônicas
Os elétrons estão distribuídos em camadas ou níveis de energia:
núcleo camada
K L M N O P Q
1 2 3 4 5 6 7
nível
Número máximo de elétrons nas camadas ou níveis de energia:
K L M N O P Q
2 8 18 32 32 18 2

FÍSICA

Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças. O termo vem do grego φύσις (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava, indistintamente, muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química, ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria exata em geral, embora existam áreas que se cruzem, como a Físico-química (intimidade da matéria). Dessa forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos, em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas, das quais toda a matéria é originada, até o comportamento do universo material como um todo.
Para mais informações acesse o link da 8º série ao lado.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

SISTEMA REPRODUTOR

O sistema reprodutor masculino é formado por:

- Testículos ou gônadas

- Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra.

- Pênis

- Escroto

- Glândulas anexas: próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais


O sistema reprodutor feminino é formado por:

- Ovários

- Tubas uterinas

- Útero

- Vagina
PARA MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE OS LINKS SOBRE REPRODUÇÃO AO LADO.
TRABALHO DE PESQUISA: MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS ACESSE OS LINKS AO LADO.

ANELÍDEOS

Os anelídeos (filo Annelida) possuem o corpo segmentado (metamerizado) em anéis. Possuem um sistema digestório completo, com boca e ânus. Variam de poucos milímetros até mais de 3 metros. Os representantes mais conhecidos são as minhocas e as sanguessugas.Tegumento: Formado por uma cutícula externa secretada pela epiderme, que é rica em glândulas produtoras de muco. Na região subcutânea existem terminações nervosas. Possuem um sistema de músculos longitudinais.
Digestão: O sistema digestório é completo, com forma tubular, com boca e ânus e a digestão é do tipo extracelular. É bastante especializado pois existe uma grande variedade de dietas. Presença de estruturas que aumentam a superfície de absorção do intestino: os cecos intestinais e o tissofole.
Excreção: O sistema excretor é formado por metanefrídios. Cada segmento do corpo possui um par de nefrídios.
Circulação: A circulação é do tipo fechada, ou seja, o sangue é totalmente canalizado. Possui dois vasos sanguíneos principais, um dorsal e um ventral, que são ligados transversalmente por 5 vasos contráteis, que funcionam como 5 corações.
Respiração: A respiração é do tipo cutânea ou tegumentar, mas em alguns representantes marinhos ela é branquial. Na respiração cutânea ou tegumentar as trocas gasosas são feitas por difusão.
Sistema Nervoso: É do tipo ganglionar, formado por vários gânglios conectados por um cordão nervoso.
Reprodução: As formas de reprodução variam muito entre as espécies. Podem ser monóicos ou dióicos, com desenvolvimento direto ou indireto e com fecundação cruzada. Pode ocorrer reprodução assexuada.
Classificação dos anelídeos
Oligoquetos
Apresentam poucas cerdas por anel. Há poucos parapódios (pequenas projeções do corpo que auxiliam a locomoção) não possuem cabeça diferenciada do restante do corpo.
O principal representante desse grupo é a minhoca. Ela tem a pele coberta por uma fina película e produz uma substância viscosa; esse muco diminui o atrito com o solo, protege a pele do contato com possíveis substâncias tóxicas e mantém a umidade, que é fundamental para a respiração cutânea.
Nesse animal, é visível o clitelo - um anel mais claro por onde os animais se unem na fecundação cruzada, trocando espermatozóides. Após a reprodução, cada um dos vermes libera no solo um casulo cheio de ovos. Alguns dias depois, saem desses ovos vermes jovens.
O sistema digestório é formado por uma boca; um papo, que parece uma grande câmera; uma moela, por onde o alimento é triturado; um longo intestino, que termina no ânus, situado no ultimo anel do corpo.
O sistema circulatório é fechado, e nele o sangue circula dentro dos vasos. O sangue possui hemoglobina, o mesmo pigmento vermelho que nós, seres humanos, possuímos.
O sistema nervoso é formado por células nervosas que coordenam várias funções do corpo.
A minhoca desempenha um papel importante na fertilidade do solo. Ela cava "túneis", atua como arado, aumentando a aeração e a circulação da água. Além disso, as suas fezes contêm, substâncias nutritivas que se misturam com a terra e agem como adubo, fertilizando o solo.
Poliquetos
Possuem muitas cerdas em cada segmento, ou seja, em cada anel. Cada anel tem um par de projeções laterais, os parapódios, no qual estão implantadas as cerdas.
Os poliquetos são carnívoros. Muitas vezes, são canibais, isto é, devoram outros poliquetos.
Aquetos
Os aquetos (também chamados hirudíneos) não possuem cerdas e apresentam ventosas, que ajudam na fixação e na locomoção.
Nesse grupo, está a sanguessuga. Ela é hermafrodita e vive em solo úmido e pantanoso ou em água doce. Existem também algumas espécies marinhas.
A sanguessuga chupa o sangue de outros animais pelas ventosas, mas também pode se alimentar de minhocas e de restos de animais. É de pequeno porte, o seu comprimento varia de 1 a 20 centímetros.

PORÍFEROS

Animais dotados de poros por todo o corpo, por isso chamados de poríferos, e com um aspecto esponjoso, macio e flexível, podendo ser usados como esponja de banho. São também chamados de espongiários. Predominantemente aquáticos e marinhos, existindo uma família de água doce, a Spongillidae.Sempre vivem fixos a um substrato, podem estar isolados ou em colônias; são diblásticos, filtradores, possuem um esqueleto silicoso ou calcáreo, não possuem sistema muscular, nervoso e sem diferenciação entre órgãos, por isso chamados parazoários. DigestãoAs esponjas não possuem sistema digestório, e a digestão é exclusivamente intracelular. Se alimentam de pequenas partículas em suspensão na água que circula em seu corpo. Estas partículas entram pelos poros junto com a água, caindo no átrio (ou espongiocele) que é a cavidade interna da esponja e saem pelo ósculo, uma abertura maior. As partículas de alimento que ali entram podem ficar retidas no colarinho de células flageladas chamadas coanócitos, que promovem a movimentação e circulação de água no átrio da esponja, graças à presença de flagelos. Os coanócitos fagocitam e digerem parcialmente estas partículas, transferindo-as para os amebócitos, células que compoem a mesogléia, material gelatinoso que preenche o corpo das esponjas. Os amebócitos terminam de digerir as partículas e distribuir por todo o corpo o produto desta digestão.
Sistema nervosoAs esponjas não apresentam sistema nervoso.RespiraçãoTambém não apresentam sistema respiratório, e as trocas gasosas ocorrem por difusão.Circulação A circulação é basicamente de água, alimento e espermatozóides, que entram pelos poros e saem pelo ósculo, promovida pelo movimento dos flagelos dos coanócitosExcreçãoA excreção é feita por difusão.Tegumento e esqueleto
EspículasA parte externa do corpo das esponjas apresenta muitos poros e é formada por células achatadas denominadas pinacócitos, formando a pinacoderme. Os coanócitos também participam desse revestimento. Na mesogléia existem espículas, estruturas de sustentação que podem ser de calcário ou sílica. As espículas se assemelham com agulhas. Pode possuir também uma rede de proteína, chamada espongina.ReproduçãoOs poríferos podem se reproduzir das seguintes formas:Assexuada- Brotamento: surge um broto no corpo da esponja, que pode se soltar e dar origem à um novo indivíduo.- Fragmentação: pequenos fragmentos de uma esponja podem dar origem a novos indivíduos, pois as esponjas possuem um grande poder de regeneração.
Gêmula- Gemulação: ocorre em espécies de água doce. Formam-se gêmulas, estruturas de resistência que se formam no interior do corpo da esponja. São compostas por células indiferenciadas e protegidas por um envoltório rígido.Sexuada: a maior parte das esponjas é hermafrodita. Os gametas são formados em células chamadas gonócitos, que são derivadas dos amebócitos. Os espermatozóides saem da esponja pelo ósculo e penetram em outra esponja pelos poros, junto com a corrente de água. São captados pelos coanócitos e transferidos até os óvulos, que ficam na mesogléia, e promovem a fecundação. Do ovo surgirá uma larva ciliada, de
vida livre, que abandona a esponja e nada até se fixar em um substrato e dar origem a um novo indivíduo.



domingo, 17 de maio de 2009

OS CINCO SENTIDOS

Os Cinco Sentidos

Os sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão. Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais, são eles: audição, olfato, paladar, tato e visão. São eles que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Com esses sentidos, o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor, e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos. Existem receptores especializados, que são capazes de adquirir diversos estímulos. Os três receptores são: Exteroceptores, Proprioceptores, Interoceptores. Com isso: • Pelo tato – pegamos algo, sentimos os objetos, sentimos o calor ou frio. • Pela audição – captamos e ouvimos sons. • Pela visão – vemos as pessoas, observamos contornos, as formas, cores e muitos outros. • Pelo olfato – identificamos os cheiros ou os odores. • Pelo paladar – sentimos os sabores.
Audição
O ouvido é um órgão extremamente sensível, que nos capacita perceber e interpretar ondas sonoras. É pela audição que percebemos os sons. Primeiramente, o som se propaga pelo ar, entra pelo ouvido e chega ao tímpano, uma membrana protetora. O tímpano passa a vibração para três ossinhos juntos entre si: estribo, martelo e bigorna. 1 - Orelha externa é formada por porção cartilaginosa e meato acústico externo, sua função é localizar, direcionar e amplificar o som. 2 - Orelha média tem como função conduzir as vibrações do ar do meato acústico para os fluídos da orelha interna. 3 - Orelha interna consiste em labirinto auditivo e vestibular.Labirinto ósseo - canal no osso. Labirinto ósseo - canal no osso temporal. Labirinto membranoso - tecido suave preenchido por líquido, dentro do labirinto ósseo. Ele é o órgão responsável pela audição.
Olfato
O nariz humano tem cerca de 5 milhões de células olfativas, são elas que capturam as moléculas odoríferas e enviam essa informação ao cérebro, que faz o reconhecimento dos odores. O olfato permite sentir vários tipos de cheiros, podendo identificar mais de 4 mil cheiros diferentes. O olfato, como a visão, possui uma capacidade adaptativa. Ao sentirmos um odor forte, a sensação olfativa é bastante forte também, mas, após alguns minutos, o odor fica quase imperceptível. Porém, ao contrário da visão que é capaz de perceber um grande número de cores ao mesmo tempo, o sistema olfativo detecta a sensação de um único odor de cada vez. Contudo, um odor percebido pode ser a combinação de vários outros diferentes. Se tanto um odor pútrido quanto um aroma doce estão presentes no ar, o dominante será aquele que for mais intenso, ou, se ambos forem da mesma intensidade, a sensação olfativa será entre doce e pútrido.
Paladar
É o resultado de sensações percebidas pela boca e também por sensores do olfato. O paladar é o sentido que nos permite sentir o gosto dos alimentos. Na língua existem 10 mil pequenas estruturas chamadas papilas gustativas e existem sensores dentro de cada uma delas, chamados crepúsculos gustativos, que transformam o sabor em impulsos elétricos e esses impulsos informam ao cérebro se a comida é doce, salgada, amarga ou azeda. O olfato tem uma grande importância para o paladar, pois, quando colocamos algum alimento na boca, a mesma libera odores que se espalham pelo nariz. As sensações olfativas funcionam ao lado das sensações gustativas, auxiliando no controle do apetite e da quantidade de alimentos que são ingeridos. A saliva também é importante, pois as moléculas do alimento precisam ser dissolvidas em algum líquido. A saliva entra em ação, assim que você sente o odor do alimento, esse processo é conhecido como água na boca. Tato
O tato
É o primeiro sentido que desenvolve nos seres humanos. É pelo tato que sentimos as propriedades dos corpos físicos, sua dureza e textura. No tato existem três tipos de sensibilidade: - Mecânica - Térmica - Dolorosa O tato é diferente de todos os outros sentidos, ele só é ativado quando tocamos em algum objeto. Milhares de células entram em ação para nos informar se é algo quente ou frio, áspero ou macio, fofo, seco ou úmido.
Visão
A visão é um dos cinco sentidos dos seres humanos, é aquele que nos permite ver o mundo à nossa volta.Se não tivéssemos visão seria impossível ler as palavras do modo como fazemos, provavelmente não haveria cinema, artes plásticas, fotografia e até mesmo a televisão. Os globos oculares estão localizados dentro de cavidades ósseas denominadas órbitas, compostas de partes dos ossos frontal, maxilar, zigomático, esfenóide, etmóide, lacrimal e palatino. Ao globo ocular encontram-se associadas estruturas acessórias: pálpebras, supercílios (sobrancelhas), conjuntiva, músculos e aparelho lacrimal.

segunda-feira, 4 de maio de 2009