Os Cinco Sentidos Os sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão. Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais, são eles: audição, olfato, paladar, tato e visão. São eles que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Com esses sentidos, o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor, e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos. Existem receptores especializados, que são capazes de adquirir diversos estímulos. Os três receptores são: Exteroceptores, Proprioceptores, Interoceptores. Com isso: • Pelo tato – pegamos algo, sentimos os objetos, sentimos o calor ou frio. • Pela audição – captamos e ouvimos sons. • Pela visão – vemos as pessoas, observamos contornos, as formas, cores e muitos outros. • Pelo olfato – identificamos os cheiros ou os odores. • Pelo paladar – sentimos os sabores.
Audição
O ouvido é um órgão extremamente sensível, que nos capacita perceber e interpretar ondas sonoras. É pela audição que percebemos os sons. Primeiramente, o som se propaga pelo ar, entra pelo ouvido e chega ao tímpano, uma membrana protetora. O tímpano passa a vibração para três ossinhos juntos entre si: estribo, martelo e bigorna. 1 - Orelha externa é formada por porção cartilaginosa e meato acústico externo, sua função é localizar, direcionar e amplificar o som. 2 - Orelha média tem como função conduzir as vibrações do ar do meato acústico para os fluídos da orelha interna. 3 - Orelha interna consiste em labirinto auditivo e vestibular.Labirinto ósseo - canal no osso. Labirinto ósseo - canal no osso temporal. Labirinto membranoso - tecido suave preenchido por líquido, dentro do labirinto ósseo. Ele é o órgão responsável pela audição.
Olfato
O nariz humano tem cerca de 5 milhões de células olfativas, são elas que capturam as moléculas odoríferas e enviam essa informação ao cérebro, que faz o reconhecimento dos odores. O olfato permite sentir vários tipos de cheiros, podendo identificar mais de 4 mil cheiros diferentes. O olfato, como a visão, possui uma capacidade adaptativa. Ao sentirmos um odor forte, a sensação olfativa é bastante forte também, mas, após alguns minutos, o odor fica quase imperceptível. Porém, ao contrário da visão que é capaz de perceber um grande número de cores ao mesmo tempo, o sistema olfativo detecta a sensação de um único odor de cada vez. Contudo, um odor percebido pode ser a combinação de vários outros diferentes. Se tanto um odor pútrido quanto um aroma doce estão presentes no ar, o dominante será aquele que for mais intenso, ou, se ambos forem da mesma intensidade, a sensação olfativa será entre doce e pútrido.
Paladar
É o resultado de sensações percebidas pela boca e também por sensores do olfato. O paladar é o sentido que nos permite sentir o gosto dos alimentos. Na língua existem 10 mil pequenas estruturas chamadas papilas gustativas e existem sensores dentro de cada uma delas, chamados crepúsculos gustativos, que transformam o sabor em impulsos elétricos e esses impulsos informam ao cérebro se a comida é doce, salgada, amarga ou azeda. O olfato tem uma grande importância para o paladar, pois, quando colocamos algum alimento na boca, a mesma libera odores que se espalham pelo nariz. As sensações olfativas funcionam ao lado das sensações gustativas, auxiliando no controle do apetite e da quantidade de alimentos que são ingeridos. A saliva também é importante, pois as moléculas do alimento precisam ser dissolvidas em algum líquido. A saliva entra em ação, assim que você sente o odor do alimento, esse processo é conhecido como água na boca. Tato
O tato
É o primeiro sentido que desenvolve nos seres humanos. É pelo tato que sentimos as propriedades dos corpos físicos, sua dureza e textura. No tato existem três tipos de sensibilidade: - Mecânica - Térmica - Dolorosa O tato é diferente de todos os outros sentidos, ele só é ativado quando tocamos em algum objeto. Milhares de células entram em ação para nos informar se é algo quente ou frio, áspero ou macio, fofo, seco ou úmido.
Visão
A visão é um dos cinco sentidos dos seres humanos, é aquele que nos permite ver o mundo à nossa volta.Se não tivéssemos visão seria impossível ler as palavras do modo como fazemos, provavelmente não haveria cinema, artes plásticas, fotografia e até mesmo a televisão. Os globos oculares estão localizados dentro de cavidades ósseas denominadas órbitas, compostas de partes dos ossos frontal, maxilar, zigomático, esfenóide, etmóide, lacrimal e palatino. Ao globo ocular encontram-se associadas estruturas acessórias: pálpebras, supercílios (sobrancelhas), conjuntiva, músculos e aparelho lacrimal.